O Sistema de Gestão Integrada – SGI tem por objetivo atender a demanda por processos integrados e práticas de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde adotadas por organizações de diversos portes visando implementar suas políticas e atingir seus objetivos indispensáveis para a criação de um ambiente de trabalho favorável, permitindo a obtenção das certificações ISO 9001, ISO 450001 e NBR ISO 14001.
A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) trazendo melhorias referentes a saúde e segurança do colaborador em seu ambiente de trabalho.
É a primeira norma global para Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.
Como norma internacional, a ISO 45001 atravessa fronteiras geográficas, políticas, econômicas, comerciais e sociais. Isso estabelece uma referência única para a gestão de saúde e segurança ocupacional.
A ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e doenças relacionadas ao trabalho e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Benefícios da ISO 45001
1-Aumente a resiliência organizacional através da prevenção proativa de riscos, inovação e melhoria contínua
2-Demonstra a responsabilidade da marca comprometendo-se com um trabalho seguro, saudável e sustentável
4-Um sistema global de saúde e segurança ocupacional para todas as empresas, de todos os tamanhos
A norma é flexível e pode ser adaptada para gerenciar a saúde e segurança ocupacional e se adequa a uma ampla gama de organizações, incluindo:
1- Grandes organizações e empresas
2- Pequenas e médias empresas
3-Organizações públicas e sem fins lucrativos
4- Organizações não governamentais (ONGs) e filantrópicas
Desde março de 2018 A OHSAS 18001 foi substituída pela ISO 45001. Se sua empresa possui a certificação OHSAS 18001, (Occupational Health and Safety Assessment Series) ela deverá migrar para a ISO 45001, pois a OHSAS foi descontinuada. Para quem já possui esta certificação, terá o prazo de três anos a partir da data de publicação (12 de março de 2018) para realizar a substituição e adequação. Caso sua empresa não possua certificação ainda, poderá iniciar diretamente pela ISO 45001:2018