PPRA

Programa de Prevenção
de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA tem como principal finalidade conservar a saúde e integridade física dos colaboradores.

Baseia-se na antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de possíveis riscos existentes, ou que venham a existir, nos ambientes de trabalho da empresa.

É definida uma metodologia de ação capaz de garantir a preservação da saúde e integridade dos colaboradores, de acordo com os riscos existentes no cumprimento de suas funções e no ambiente de trabalho.

 

 

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Estrutura da elaboração do PPRA

1- planejamento anual, em que se definem metas e prioridades, bem como um cronograma para sua aplicação;

2- estratégia e metodologia que serão aplicadas para colocar o planejamento em prática;

3- forma do registro, divulgação e manutenção dos dados;

4- periodicidade do PPRA e forma com a qual seu desenvolvimento será avaliado.

 

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:

 

a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;

b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia

e) monitoramento da exposição aos riscos;

f) registro e divulgação dos dados

A NOVA NR 1 estabeleceu que o PPRA deverá ser substituido pelo  GRO- PGR quando este entrar em vigor. 

O GRO – PGR é uma metodologia de Gerenciamento de Risco Ocupacional  instituída pela Nova NR 1 que representa uma grande mudança de paradigma para a Saúde e Segurança do Trabalho – SST. A principal contribuição que a NR1 traz é balizar o cumprimento de todas as NRs, funcionando como uma espécie de “guarda-chuva” que abriga toda a legislação vigente no que se refere à prevenção de riscos ocupacionais.

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