Um sistema de votação ocorre para a definição dos integrantes da CIPA, que ocorre através de uma documentação para iniciar o processo, dentre os documentos se incluem as atas de eleição, de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias. O Ministério do Trabalho e Emprego pode fiscalizar a participação nas reuniões que ocorrem todo mês, por isso tudo deve ficar devidamente registrado e com fácil acesso para prestar quaisquer esclarecimentos, quando solicitado.
Os integrantes da CIPA são capacitados antes de tomarem posse em:
Estudos do ambiente laboral e riscos gerados do processo de produção da empresa;
Metodologia para investigar e analisar acidentes e doenças do trabalho;
Conhecimentos gerais sobre Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e métodos de prevenção;
Conhecimentos gerais sobre as leis de trabalho e previdenciária que correspondem à segurança e saúde do trabalho;
Conhecimentos gerais sobre higiene do trabalho e controle de riscos;
Estrutura organizacional da CIPA e demais temas relacionados às atividades da Comissão.
Nossa empresa juntamente com os membros da CIPA elaboram o Mapa de Riscos, através da estrutura da empresa, seguindo os seguintes passos: